Windows 10

Windows 10 e novos processadores

A Microsoft anunciou recentemente que novos processadores fabricados pela Intel, AMD e Qualcomm não vão mais funcionar em versões anteriores do Windows. Isso acontece devido a uma parceria entre a Microsoft e as principais fabricantes de processadores.

“O Windows 10 vai ser a única plataforma Windows compatível com as futuras linhas Kaby Lake, da Intel; 8996, da Qualcomm; e Bristol Ridge, da AMD” – anunciou recentemente a Microsoft.

A atual linha de processadores Skylake, da Intel, será a primeira a adotar o Windows 10 como exclusividade, embora a Microsoft tenha prometido que uma série de sistemas que usam o chip mais moderno da Intel ainda receberá atualizações no Windows 7 e 8.1 até 2017. Naturalmente, ainda será possível comprar PCs com essas outras versões do Windows e com chips mais antigos.

“Ao lado da Microsoft e da Intel, estamos entregando inovação digna de uma nova geração de computadores,” disse Jeff Clarke, VicePresidente de operações e Presidente de soluções de clientes Dell. “Estamos profundamente investindo em entregar experiências incríveis em nosso “award-winning” de produtos XPS e workstations de Precision e recém-lançado notebooks da linha Latitude e desktops Optiplex que dão aos clientes o melhor do Windows 10 e Skylake. Para clientes corporativos que querem os benefícios dos avanços Skylake em versões anteriores do Windows, temos serviços para ajudar no seu planejamento de migração e implementação. Nós faremos estreitas parcerias para colaboração com a Microsoft para garantir que estamos entregando as experiências seguras e de confiança que nossos clientes esperam.”

A palavra de Jeff Clarke (VicePresidente de operações e Presidente de soluções de clientes Dell) nos leva a entender que as fabricantes de computadores já estão se posicionando em relação a mudança.

Lembrando que esta medida não vai afetar a instalação de outros sistemas operacionais em seu computador, sendo exclusivamente uma regra para versões do Windows.