Ouvir música no Spotify, Google e Apple Music pode ficar mais caro em breve

Uma decisão nos Estados Unidos pode refletir no modo de cobrança até mesmo no Brasil.

Uma decisão da Copyright Royalty Board (CRB) promulgada no último sábado (27), vai obrigar aos aplicativos e serviços de streaming como o Spotify, Apple Music e Google Música a aumentar o valor pago por royalties de músicas nos Estados Unidos.

A decisão aumenta em 50% o valor pago para artistas e produtoras e veio mesmo após diversas empresas como a Spotify, Google e Apple se unirem contra o aumento. Antes disso, o valor dos repasses era de 10,5%, sem renegociações.

O presidente da Associação Nacional de Editores de Música, David Israelite comemorou;

Estamos empolgados pelo aumento de 43,8% para os compositores — o maior já concedido pelo CRB em toda a história.

Grupos de compositores também estão felizes com a determinação da CRB. “Os compositores precisam desesperadamente e merecem os aumentos das taxas”, afirmou a Associação Internacional de Compositores de Nashville em um comunicado.

Com o aumento, Spotify, Apple Music e Google Música podem ficar mais caros no Brasil

Spotify spotify Ouvir música no Spotify, Google e Apple Music pode ficar mais caro em breve iphone 724 thumb
Ouvir música pode ficar mais caro em breve. Imagem: Reprodução/Divulgação Apple

A decisão afeta somente os Estados Unidos. No entanto, no Brasil já existem planos para aumentar os valores de repasses para produtos e artistas nas plataformas de streaming.

Com a decisão americana é bem possível que isso reflita nas decisões tomadas também no Brasil.

É extremamente importante que os artistas recebam o que é justo referente ao seu trabalho e dedicação, principalmente em plataformas de streaming. No entanto, é importante pensar também que esse tipo de plataforma, com destaque ao Spotify, são os principais meios atuais de relevância para músicas de sucesso.

É preciso ser justo com quem fabrica música. Por outro lado, também é preciso pensar que os benefícios disso nem sempre será o dinheiro.

Na citação acima, vale destacar que, quanto melhor o preço mais usuários farão parte das plataformas de streaming e, consequentemente, mais músicas serão baixadas e escutadas.

Um aumento de 50% pode fazer com que os serviços fiquem mais caros e, dependendo do valor, acaba afastando mais usuários que optam por baixar e piratear músicas online.

Sair da versão mobile