Painéis Solares

Rooftop Solar poderia criar uma demanda zero até 2027

O nível de demanda de energia mínima da rede da Austrália do Sul atingiu um novo recorde baixo – e isso aconteceu cerca de uma semana após definir o recorde anterior de baixa demanda, graças aos painéis solares do telhado.

No dia 17 de setembro, apenas 587.8MW de potência foram retirados da grade, superando a baixa marca anterior de 786.42MW.

Além disso, quando os recém-baixos tempos de demanda no passado aconteceram durante as horas noturnas, esses novos registros aconteceram no meio do dia, apesar do maior consumo de energia durante essas horas – como seria de esperar com a energia solar.

painéis solares  rooftop solar fornece uma geração de 48% de potência energética da austrália do sul Rooftop Solar fornece uma geração de 48% de potência energética da Austrália do Sul screenshot 2017 10 15 05 38 31 1 1861148267
Imagem: Reprodução – Wikipedia/Wikileaks

De acordo com a Renew Economy, as temperaturas moderadas da primavera adiantada (portanto, menos aparelhos de ar condicionado), juntamente com uma saída solar superior no telhado de mais de 700MW, contam para o novo registro.

Os novos números indicam que 47,8% da demanda de eletricidade da Austrália do Sul atualmente é atendida pela cobertura solar, mais de 10% em uma única semana. Este é um melhor regional para a Austrália do Sul, e provavelmente bate qualquer registro definido por qualquer grade de tamanho comparável em qualquer lugar.

Novas Fontes de Poder

O Australian Market Market Operator (AEMO) estima uma baixa demanda recorde de 354MW até 2019 e uma possível demanda de rede zero dentro de dez anos. A Austrália Ocidental está no mesmo horário.

À medida que os preços caem junto com a demanda, os funcionários da AEMO estão trabalhando para mudar as práticas e pensar para combinar a nova realidade. Por exemplo, a Austrália do Sul é uma das primeiras áreas a reconhecer o meio do dia como um horário de pico.

Outros países em todo o mundo estão configurando e quebrando seus próprios registros. O Reino Unido agora gera quase um terço do seu poder de fontes renováveis. A China vem gerando energia com energias renováveis e fazendo progressos impressionantes durante todo o ano.

Enquanto o governo dos EUA não está apoiando esses tipos de iniciativas abrangentes, cidades individuais e estados como a Califórnia estão esmagando o registro após o registro. A tendência não vai a lugar nenhum, e é o investimento mais esperto a longo prazo.