- Role a página para pular o anúncio -
Início Eletrônica

Scanner 3D feito de Arduino pode facilitar cópia de objetos

Scanner 3D promete ser alternativa mais acessível em termos de preços aos concorrentes profissionais, e pode ser importada para o Brasil.

- Role a página para pular o anúncio -

Um novo projeto feito com Arduino, a CowTech Ciclop pode mudar a forma como utilizamos a impressora 3D, isso por que o projeto consiste em copiar objetos em três dimensões, sem que haja necessidade de redesenhar o objeto no computador para a impressão utilizando uma impressora 3D.

Receba notícias no WhatsApp!

Entre agora
scanner 3d
Imagem: Reprodução Thingiverse – Scanner 3D utilizando um laser e uma webcam de alta resolução

Os scanners 3D funcionam emitindo um feixe de lasers na direção do objeto do qual o usuário deseja extrair as formas. Uma câmera capta os pontos em que os raios encontram o objeto e mapeia a localização espacial. Assim, um software usa as coordenadas para unir cada um dos pontos, criando um arquivo digital tridimensional que pode ser usado para edição em softwares específicos, como a suíte CAD, ou usado para impressão 3D.

Imagem: Reprodução – Scanner 3D
- Role a página para pular o anúncio -

Você mesmo pode montar um projeto semelhante, sendo necessário a impressões de alguns objetos para a construção dele, e a utilização de uma webcam HD, de preferência com lentes ZEISS para que a qualidade da imagem seja bastante satisfatória e não cause perdas no escaneamento do objeto. O laser pode ser retirado de uma impressora a laser, desde que o equipamento não esteja em funcionamento. Também pode ser utilizado o laser comum, encontrado em papelarias e lojas de brinquedos. Clique aqui para baixar os arquivos necessários para impressão.

Scanner 3D pode ser comprado por uma preço amigável

Se você quer a CowTech Ciclop pronto, e ainda pagar ‘pouco’ por isso, já que um scanner 3D profissional é extremamente caro, você pode acessar a página oficial do projeto que foi sucesso no KickStarter. Os desenvolvedores garantiram que o projeto será enviado ao Brasil, e tem o custo de US$99, aproximadamente R$366, na atual cotação do dólar.

Ajude-nos a crescer no Google.

Seguir
Sair da versão mobile