Com a inserção da tecnologia em sala de aula, celulares, tablets, computadores se tornaram grandes aliados no ensino dos professores e na preparação dos alunos que já nascem permeados pela grande quantidade de recursos e plataformas disponíveis no mercado.

Nesse processo de aprendizagem, aplicativos para conectar alunos e professores, pesquisas realizadas na web e cursos a distância fazem parte e são indispensáveis nesse momento vivido pela educação brasileira de: adaptação às novas mídias.

Neste Dia do Professor (15), é importante ressaltar a figura dele no acompanhamento do desempenho, tirando dúvidas, e na orientação quantos aos sites utilizados. O tablet por exemplo é direcionado para o mercado de trabalho, mas quanto ao seu uso em sala de aula se busca formas adequadas de inseri-lo no ensino.

Dados do Censo da Educação Superior de 2015 que é o mais recente aponta um crescimento pelo ensino a distância (EAD) de 3,9% nas matrículas em relação ao ano de 2014. A tecnologia hoje é indispensável no desenvolvimento de métodos e de transmissão do conhecimento.

Nessa onda de convergência, aplicativos surgem como opção de conexão entre os estudantes que estão em busca de conhecimento para além da sala de aula. Reúne alunos que precisam de aulas particulares e professores que oferecem seu serviço. Até instituições estão inseridas.

O formato convencional de ensino continua existindo, mas não é hoje a única de forma de aprendizado. Ensinos a distância, aplicativos, conteúdos extras na web atendem hoje a grande demanda pela educação.

Os professores que adentram essa nova fase atuam de maneira mais atraente e inovadora junto aos seus alunos. Aulas dinâmicas, interações entre ensino convencional e digital aproximam a rotina de sala de aula com aquilo que estão habituados na vida fora do ambiente escolar ou acadêmico.

Com todos esses avanços, a tecnologia tem sua importância tanto quanto o livro, o lápis e o papel. A integração desses recursos contribuem, e não dispensam o uso nem de um nem do outro. A figura do professor é indispensável nessa nova realidade de capacitar e incluir o aluno na cultura digital.