banda larga fixa

As operadoras de telefonia móvel Vivo, Net e Oi anunciaram recentemente medidas contratuais para o Limite de Banda Larga Fixa, que já entrou em vigor para alguns planos de internet fixa das empresas. O Ministério Público Federal quer barrar o novo modelo de cobrança da internet adotado no Brasil, mas enquanto isso não acontece, veja o que você vai deixar de fazer com a nova medida, caso adote algum dos planos com as medidas contratuais estabelecidas em vigor;

Netflix em HD, nunca mais

Se você tem um plano de consumo de entretenimento do Netflix, pode esquecer. Caso você seja alvo do novo modelo que limita a banda larga fixa, é melhor comprar logo um plano de internet fibra óptica, isso por que o plano de maior franquia disponibilizado por operadoras é de 130GB, o que vai resultar em um corte de internet rapidamente, dependendo do conteúdo assistido. Um filme em HD, resulta em aproximadamente 2.5GB, ou seja, a cada filme assistido, você estará reduzindo cerca de 2GB e meio, do seu plano de internet, isso se você adquirir o plano mais caro, de 130 GB. O mais barato tem franquia de 30 GB. Devemos lembrar também que sua internet não é utilizada apenas no Netflix.

banda larga fixa saiba o que muda com o limite de banda larga fixa Saiba o que muda com o Limite de Banda Larga Fixa Netflix 1200 80
Imagem/Divulgação: Netflix

Youtube? Só para ricos

Se você é daqueles que passa o dia todo assistindo a videos no Youtube, e vai ter o plano de internet incluído na nova modalidade de cobrança de banda larga fixa, é melhor preparar o bolso. Assim como no Netflix, se você assiste muitos vídeos em HD, é melhor colocar na menor resolução possível, já que sua internet pode ser reduzida ou acabar rapidamente apenas assistindo a videos no Youtube. Isso prova o quanto é absurdo a nova medida de cobrança.

Indústria de filmes e jogos digitais corrompida

Quem mais deve sofrer com tal medida contratual é a indústria brasileira de filmes e jogos digitais, isso por que quando você comprar um jogo na Steam, vai precisar baixá-lo e consequentemente terá a redução ou corte de sua internet, pelo tamanho dos jogos baixados. Sistemas para aluguel e compra de filmes digitais, também terão queda em seus clientes, já que às pessoas evitarão comprar esse tipo de entretenimento devido à redução e corte impostas por operadoras.

Família grande? Cada um com seu plano de internet

Se em sua casa moram muitas pessoas, imagine o que cada uma utiliza de internet em sua rede WiFi? Nos últimos 7 dias, eu utilizei cerca e 3.41 GB de internet somente em meu smartphone. É ai que você pensa; Computadores, Vídeo-games, smartphones e até seus ‘vizinhos’ utilizando sua internet? E você ainda terá o plano de 30 GB de franquia? O melhor seria cada um contratar o seu plano de internet fixa. Em uma casa com 5 moradores, teríamos 5 roteadores, o que seria a melhor solução para evitar conflitos familiares do tipo“Você acabou com a internet vendo fotos e vídeos da Simone?”.

Xbox? PlayStation? Nintendo? Chega de jogos digitais

Se você tem um console, é melhor parar de comprar jogos digitais e investir em mídia física. Isso por que os jogos digitais exigem que você baixe todos os arquivos necessários para rodar o game. Com a mídia física, você não terá que baixar todos os arquivos necessários, mas é difícil algum game com mídia física não exigir que você baixe atualizações. Por exemplo, se você comprar GTA V e ter um plano de internet de 30 GB, você não poderá baixar o game em mídia digital, isso por que o tamanho aproximado do jogo é cerca de70GB na atual geração de consoles.

Essas são alguns dos exemplos que mostram o quanto o limite de banda larga fixa é absurdo e a Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL junto às operadoras de telefonia móvel precisam mudar o seu conceito e ouvir a opinião de seus clientes que são totalmente contra o novo modelo de contratação de banda larga fixa.