A manhã desta segunda-feira 25 de julho, já começou agitada no mercado financeiro. A Verizon, operadora de Telefonia Móvel Americana, anunciou a compra do Yahoo, por US$ 4,83 bilhões, algo próximo de R$15,69 bilhões na cotação do dólar para hoje.
O gigante da internet, Yahoo, sofreu um grande declínio financeiro nos últimos anos. A empresa teve queda em suas receitas e dúvidas de investidores, sendo cogitado até mesmo a troca massiva de diretores e equipes da companhia.
Com prejuízo bilionário de US$ 4,4 bilhões em 2015, segundo o EXAME.com, a companhia demitiu 1.200 pessoas só no último trimestre.
Em março deste ano, surgiram rumores de que a Microsoft estaria negociando à compra do Yahoo, mas posteriormente, a empresa anunciou a compra da rede social corporativa, LinkedIn por US$ 26,2 bilhões.
O futuro do Yahoo nas mãos da Verizon
A aquisição do Yahoo colocará a Verizon em uma posição altamente competitiva como uma companhia de mídia móvel global, e ajudará a acelerar nossa corrente de receita digital com publicidade”, afirmou Lowell McAdam, presidente-executivo da Verizon e presidente do conselho.
É a segunda compra bilionária feita pela Verizon neste ano. Em maio do ano passado, a empresa adquiriu a AOL por US$ 4,4 bilhões. Dentro da Verizon, Yahoo e AOL serão integrados e ficarão sob a liderança de Marni Walden, presidente de inovação de produto e novos negócios.
“Yahoo e AOL popularizaram a internet, o e-mail, a busca e a mídia em tempo real. É poético juntar forças ao AOL e a Verizon à medida que entramos nesse novo capítulo focados em atingir escala e mobilidade”, comentou Marisa, que mencionou ainda a receita de US$ 1,6 bilhão de 2015.
A aquisição deve ser concluída em 2017.