O YouTube Music ganhou um redesenho significativo da tela Now Playing no Android e iOS, que já vinha sendo testado em novembro. A atualização reorganiza botões de controle, realoca funções importantes e introduz um layout dual‑pane na interface do serviço de streaming. Google tem feito várias mudanças no aplicativo recentemente; entre elas, na comemoração do décimo aniversário, o app passou a contar com o recurso “Taste Match” e uma nova ferramenta de descoberta musical que superou concorrentes como o Spotify.
Redesign da tela Now Playing traz mudanças de posição e fluxo de navegação
A nova tela Now Playing do YouTube Music reposiciona recursos de uso frequente, alterando a memória muscular do usuário. A seção Related, que antes aparecia na parte inferior junto de Up Next e Lyrics, desapareceu do local original. Para acessar faixas relacionadas agora é necessário tocar no título da música, um passo extra que pode incomodar usuários habituais.
Receba notícias e promoções
Entre agora mesmoLeia também: iPhone Air fica atrás do Galaxy S25 Edge em desempenho de CPU, mostram testes
O Up Next ganhou um novo “drag handle” que exibe a playlist ou rádio em reprodução. O usuário pode acessar essa lista tocando ou deslizando para cima. A página Up Next oferece um novo modo de visualização dual‑pane, tornando a navegação mais fluida. Entretanto, ao deslizar a barra de arraste para cima, a barra de ações some, e a visualização se fecha ao sair da tela Now Playing.

Leia também: mmWave 5G segue exclusivo para iPhone 17 nos EUA após lançamento da série





Controles e carrossel de ações foram realocados
O switch entre áudio e vídeo deixou de aparecer no topo da tela Now Playing, enquanto o botão Cast continua ao lado do menu de três pontos. Os botões de controle de música (anterior, próximo, loop etc.) foram movidos para cima, logo abaixo do nome da faixa e do artista. Em consequência, as ações como like/dislike, comentários, salvar, compartilhar, download e o carrossel de rádio passaram a ocupar o espaço abaixo da barra de progresso, que agora também inclui botões para Lyrics e para alternar para o vídeo.
O redesenho parece estar sendo ativado via servidor, já que nem todos os usuários têm acesso à nova interface. Como alternativa para forçar a atualização, é possível tentar usar Force Stop nas informações do aplicativo ou remover o app do menu de multitarefa para ver se a nova tela aparece.
Relatos de problemas de reprodução coincidem com a mudança de interface
Relatos recentes de problemas de reprodução surgiram online simultaneamente às mudanças de interface. Há reportagens que documentam essas ocorrências. Em um post no Reddit, um usuário reclama de falhas que vão desde músicas que não começam a tocar até playlists que não avançam automaticamente e buffering durante a reprodução. Esses problemas não eram relatados antes, o que sugere que podem ter surgido enquanto o YouTube ativava a nova interface para parte dos usuários.
Fonte: Android Headlines
Gostou desta notícia?
Acompanhe o TecStudio no Google Notícias. Favorite e ajude-nos a crescer!