Pouco tempo depois de remover a Rádio FM dos smartphones com Windows 10 Mobile, a Microsoft pretende agora, remover um recurso essencial para vários usuários, o Espaço de aplicativos.

No ano passado, a Microsoft destruiu um recurso semelhante, o “Espaço da Criança”, que alternava uma tela de aplicativos e Jogos no telefone, evitando que crianças pudessem configurar outras coisas, e acessar arquivo,s como fotos, vídeos e textos no smartphone.

Windows 10 Mobile microsoft vai destruir outros recursos importantes do windows 10 mobile Microsoft vai destruir outros recursos importantes do Windows 10 Mobile how to hide apps on windows phone windows 10 mobile
Imagem: Reprodução do Espaço de aplicativos

A Microsoft disse que removerá o recurso na atualização Windows 10 Creators Update, que sairá em breve para os usuários da plataforma.

Remover recursos exclusivos, é um tiro no pé do Windows 10 Mobile

A Microsoft reconhece que seu sistema é pouco procurado no mercado, e com isso, poucos aplicativos, usuários e poucas vendas, acarretam em uma série de outros problemas. Remover recursos importantes, como a Rádio FM, faz com que os usuários se perguntem;

“Mas este telefone, não tem rádio?”.

Além de claro, o popularmente conhecido por usuários do Windows Phone; “Esse telefone não tem muitos aplicativos.”

O Espaço da Criança, não é um recurso que será utilizado por todos e a todo momento como a empresa justifica sua remoção, até por que, nem todos os usuários tem filhos, e mesmo assim, os usuários que tem, geralmente dificultam o acesso de crianças ao dispositivo.

Com o espaço de aplicativos, é a mesma coisa. Provavelmente, os usuários utilizam o recurso para emprestar o Smartphone para amigos e conhecidos, mas, segundo a Microsoft, devido ao pouco uso, o recurso será removido. Conhecidos como funções exclusivas da plataforma, a Microsoft vai matando uma a uma. Começou com os aplicativos exclusivos de Câmera, Saúde, Viagens e muitos outros, e agora, a empresa parece não estar confortável com aplicativos nativos e que realmente são utilizados, de forma moderada, mas que também não fazem diferença se utilizados muito ou pouco, por que não dependem de servidores para funcionar, apenas do próprio telefone.

O anúncio da remoção do aplicativo, veio do blog oficial da companhia.

“Devido à diminuição do uso, o Espaço de aplicativos não estará mais disponível no Windows 10 Mobile a partir da Build 15007 e superiores”.

Qual será o próximo “corte” da Microsoft? O aplicativo de realizar ligações? (Ironia).