windows 10

Windows 10 sem sem as atualizações gratuitas

Se você estava esperando para reivindicar sua atualização gratuita do Windows 10 usando a exceção de “tecnologias de assistência”, você precisa agir em breve. Em uma mudança silenciosa em uma página obscura, a Microsoft anunciou nesta semana que essas exceções terminariam em 31 de dezembro de 2017.

Em 29 de julho de 2016, a Microsoft terminou oficialmente o programa Get Windows 10, que ofereceu atualizações gratuitas do Windows 10 para qualquer um que atualmente esteja executando uma versão anterior suportada do Windows.

Mas a empresa deixou uma lacuna gigante em um anúncio separado ao mesmo tempo.

Nos termos desse anúncio, os indivíduos que usam “tecnologias de atendimento” receberam uma extensão automática da oferta de atualização gratuita. E como um porta-voz da Microsoft explicou na época:

Não estamos restringindo a oferta de atualização gratuita a tecnologias de assistência específicas. Se você usa tecnologia assistiva no Windows, você é elegível para a oferta de atualização gratuita. Dito isto, não se destina a ser uma solução alternativa para pessoas que não usam tecnologia assistiva e que faltam o prazo para a oferta gratuita.

Algum tempo na semana passada, a Microsoft editou silenciosamente essa página. No título de FAQ, a versão original disse: “Faremos um anúncio público antes de terminar a oferta”.

Esse texto foi substituído e agora lê: “A oferta de atualização de acessibilidade expira em 31 de dezembro de 2017.”

A página de FAQ geral do Upgrade para o Windows 10 também foi revisada para incluir a data de validade desta oferta. Essa página tem uma data “última revisão” de 24 de outubro de 2017.

windows 10 a microsoft anunciou silenciosamente o final da última oferta de atualização gratuita do windows 10 A Microsoft anunciou silenciosamente o final da última oferta de atualização gratuita do Windows 10 windows 10 assistive tech offer
Imagem: Reprodução/Microsoft – O texto destacado aqui é novo, adicionado ao mesmo tempo que o lançamento da atualização Fall Creators.

 

Parte da justificativa declarada para a exceção original foi o fato de a Microsoft ainda estar trabalhando em opções de acessibilidade para o Windows 10, com uma chamada específica para as mudanças agendadas para chegar como parte da Atualização de aniversário de julho de 2016. Houve duas atualizações de recursos desde então, e a atualização do aniversário agora é a versão mais antiga suportada do Windows 10 no mercado.

As consequências dessa atitude

O impacto prático dessa mudança provavelmente será mínimo. As corporações que planejaram suas atualizações para o Windows 10 não estão fazendo orçamentos com base nessa lacuna. Indivíduos e pequenas empresas que disseram não à atualização por mais de dois anos estão pendurados no sistema operacional original em hardware antigo por escolha.

Uma questão prática é se a Microsoft planeja apertar seu código de ativação e começar a rejeitar a emissão automática de uma licença digital para o Windows 10 ao atualizar do Windows 7 ou do Windows 8.1 em hardware antigo.

Não saberemos a resposta a essa pergunta até depois do Ano Novo.