Windows Phone

Empresa americana removerá SDK para anúncios do Google AdMob para Windows Phone; milhares de desenvolvedores utilizam o recurso para gerar renda.

O Google iniciou à semana com uma notícia drástica para os desenvolvedores de Windows Phone que utilizam seus serviços do Google Adsense para gerar renda. O ‘AdMob’, como é chamado à plataforma de anúncios do Google para aplicativos móveis, terá seu SDK removido para Windows Phone, impossibilitando que desenvolvedores possam acrescentar anúncios em seus aplicativos; cerca de 90% dos desenvolvedores utilizam anúncios do Google em seus aplicativos. 

Windows Phone google ataca windows phone pela 'raiz' e pode distanciar milhares de desenvolvedores Google ataca Windows Phone pela ‘raiz’ e pode distanciar milhares de desenvolvedores email admob
Imagem: Reprodução AdMob – Google em email interno para desenvolvedores

O AdMob oferece suporte para Android, iOS e Windows Phone 8, mas devido ao SDK ser ‘flexível’, pode ser usado também em aplicativos para Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile. A empresa enviou um email para os desenvolvedores que usam o SDK para gerar receita em seus aplicativos. O SDK será desativado no dia 1 de Novembro.

O que acontecerá após os SDK do Google Adsense/AdMob ser desativado para o Windows Phone?

Quando o SDK for desativado, desenvolvedores do Windows Phone/8.1 e Windows 10, não poderão mais acrescentar anúncios do Google em seus aplicativos, deixando milhares de desenvolvedores sem sua principal renda, que vem dos anúncios do Google.

Uma alternativa seria a plataforma de anúncios da Microsoft, o ‘PubCenter’, mas o sistema da Microsoft tem, em sua maioria, anúncios de empresas americanas, enquanto o Google tem anúncios selecionados por região, como por exemplo, anúncios de lojas de eletrônicos, redes de fast food com sedes em sua cidade – anúncios que você vê diariamente em seu Smartphone.

Segundo a Google, os anúncios que já foram criados em aplicativos já existentes, continuarão funcionando.