Windows 10 Mobile

O Windows 10 Mobile chegou, e está recheado de novidades. Nele temos um sistema mais rápido, refinado e fluído, aplicativos universais e diversas mudanças visuais significativas.

A Microsoft criou o programa Windows Insider para que os desenvolvedores e usuários possam botar às mãos no sistema antes do público em geral, para que o desenvolvimento seja mais rápido, completo e para que a empresa corrija todos os bugs possíveis antes do lançamento oficial para o usuário final.

Na versão final do Windows 10 Mobile, a Microsoft deixou passar “despercebido” alguns bugs visuais que estão irritando os usuários, e que pela demora para a liberação da atualização e pelo fato de serem “visuais”, são bugs que não deveriam de forma alguma estarem na versão final do sistema.

1 – Ícone da Tela inicial oculto

Windows 10 Mobile windows 10 mobile: conheça os principais bugs da versão final Windows 10 Mobile: Conheça os principais bugs da versão final print1

Tempo de existência: aproximadamente 8 meses
Nível de tolerância: Aceito
Perspectiva de correção na próxima atualização Redstone: Não corrigido

Um dos bugs que mais irritam os usuários, não diretamente por existir, mas sim por que foi identificado desde compilações mais antigas do Windows Insider. Segundo usuários, esse bug apareceu em aproximadamente 8 meses atrás ainda na versão de testes do Windows 10 Mobile, e visivelmente é algo relativamente fácil de consertar, já que para outros aplicativos do sistema e de terceiros, o ícone aparece normalmente.

 

2 – Tela embaralhada

Windows 10 Mobile windows 10 mobile: conheça os principais bugs da versão final Windows 10 Mobile: Conheça os principais bugs da versão final print2Tempo de existência: desde o início das atividades do Windows Insider
Nível de tolerância: Risco / Não aceito
Perspectiva de correção na próxima atualização Redstone: Aparentemente corrigido

O Bug da tela embaralhada foi capturado em um Lumia 930, e foi encontrado durante a simples ação de movimentar a tela inicial. O Bug aparece em situações aleatórias no ato de movimentar a tela inicial, ocorrendo duas vezes desde a atualização no dia 17 de Março, quando a Microsoft de fato liberou a atualização e o aparelho foi atualizado. Felizmente, ao utilizar a atualização Windows 10 Mobile Redstone (forçando a atualização no aparelho), antes mesmo da chegada da versão oficial, que é inferior a versão de testes da Redstone, o bug aparentemente foi corrigido, já que durante uma semana de uso, ele não apareceu.

3 – Película do fundo da tela desaparece na lista de apps

Windows 10 Mobile windows 10 mobile: conheça os principais bugs da versão final Windows 10 Mobile: Conheça os principais bugs da versão final wp ss 20160321 0006

Tempo de existência: Cerca de 9 meses
Nível de tolerância: Aceito
Perspectiva de correção na próxima atualização Redstone: Corrigido

Outro Bug visual que não deveria de forma alguma existir na versão final do sistema, é o bug que remove a película escura do fundo da tela. Para alguns, ele não faz muita diferença, mas para muitos, ele é um “bicho de sete cabeças”, já que dependendo do fundo da tela, o visual do sistema “adquire” um certa desorganização difundindo a cor branca da fonte do nome do aplicativo com o fundo de tela, e é exatamente para isso que a “película” escura existe na lista de aplicativos, para que isso não ocorra. Para a felicidade de muitos, o bug foi corrigido na penúltima compilação do Windows 10 Mobile Redstone.

Devemos lembrar que bugs realmente acontecem, e não devemos julgar a Microsoft por isso, já que a empresa trabalhou duro para o lançamento do sistema, que tirando isso, está “perfeito” aos olhos de um usuário do Windows Phone 8.1. Mas vamos combinar, né? Bugs visuais em plena versão final que foi atrasada durante 3 meses é algo realmente inaceitável.