Elevador Lacerda
Imagem: Elicrisko

A abertura do primeiro elevador urbano do mundo – o Elevador Lacerda – está completando 145 anos e ganhou destaque até em Doodle do Google neste sábado (08).

elevador lacerda Elevador Lacerda, o primeiro urbano do mundo, completa 145 anos 145th anniversary of lacerdas elevator opening 6116804085678080
Google comemora aniversário de 145 anos da abertura do Elevador Lacerda.

O elevador é um dos cartões postais mais famosos de Salvador, capital do estado da Bahia. Do chão até o topo, 63 metros constituem o elevador que carrega cerca de 900 mil pessoas por mês, sendo 28 mil por dia. O percurso dura trinta segundos e custa quinze centavos por pessoa.

Elevador Lacerda é o nome escolhido pelos responsáveis por torná-lo realidade. O Elevador Lacerda foi o plano do baiano Antônio de Lacerda ao idealizar o Elevador Hidráulico da Conceição – primeiro nome do Elevador Lacerda – não era apenas ligar a parte baixa e alta da cidade, era facilitar o transporte para o sul, sentido em que a cidade se expandia, articulando o elevador com as linhas de bonde.” – informações sobre o elevador na Wikipédia.

Elevador Lacerda elevador lacerda Elevador Lacerda, o primeiro urbano do mundo, completa 145 anos 800px Elevador Lacerda Salvador Bahia
Imagem: Elicrisko

Elevador Lacerda e sua história

elevador lacerda Elevador Lacerda, o primeiro urbano do mundo, completa 145 anos construcao elevador lacerda
Imagem: Reprodução Bahia Turismo

O Elevador Lacerda foi Inaugurado em 8 de dezembro de 1873, dia de Nossa Senhora da Conceição. No primeiro dia de inauguração, toda a receita foi doada ao Asilo dos Expostos da Santa Casa da Misericórdia. O elevador é um dos principais meios de transporte da cidade e foi bastante útil nos tempos onde o transporte público ainda era precário ou faltoso nos grandes centros.

Ele (o elevador) liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio. Lacerda ossui duas torres e quatro cabines. Para cada viagem, tem capacidade total para 128 pessoas, nas quatro cabines.

Embora tenha sido inaugurado em 1873, a ideia veio bem antes, por Antonio de Lacerda (1834-1885) e construído com a ajuda de seu irmão, o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda. No financeiro, o elevador foi levantado por seu pai Antônio Francisco de Lacerda.