Região Sudeste

Os usuários de smartphones Android que utilizam aplicativos bancários devem ficar atentos: levantamento feito pela PSafe mostra que, apenas nos últimos seis meses, foram bloqueadas mais de 38 mil tentativas de infecções de malwares da categoria Bankers pelo PSafe Total, aplicativo de segurança e performance mobile.

A infecção pelo malware focado em apps bancários se dá pelo envio de e-mails, SMS, envio de mensagens em redes sociais e download de aplicativos de fontes não confiáveis. Ao baixar e instalar o aplicativo, de aparência legítima, o usuário é orientado a conceder direitos de administrador ao app, o que impede que o malware seja desinstalado do dispositivo e propicia que ele continue ativo no segundo plano do celular. Depois disso, o vírus age como uma sobreposição à aplicação bancária. A atividade de phishing se comporta como uma tela de bloqueio, que não pode ser encerrado sem que o usuário entrar em suas credenciais de login – a partir disto, os cibercriminosos passam a ter acesso às credenciais do usuário, como senhas de banco.

De acordo com o levantamento da PSafe, na lista dos estados mais visados por esse tipo de ataque, destacam-se os da região Sudeste, que, juntos, sofreram 46% das tentativas de infecção identificadas e barradas pelo PSafe Total. Foram mais de 17 mil malwares bloqueados. Também chama a atenção a aparição da Bahia no Top 10 de estados mais atacados, com a marca de 3.4 mil malwares bloqueados.

Estado

Nº de ameaças

Percentual

São Paulo

9.094

23,5%

Rio de Janeiro

4.573

11,8%

Minas Gerais

3.303

8,5%

Bahia

3420

8,9%

Pernambuco

2.359

6,1%

Piauí

1.496

3,9%

Paraná

1.291

3,3%

Pará

1.225

3,2%

Rio Grande do Sul

1.181

3,1%

Maranhão

989

2,6%

 

A região Nordeste foi identificada como a segunda mais visada por esse tipo de ataque, totalizando 11.9 mil malwares anulados, bem à frente do Sul, Centro-Oeste e Norte.

Região

Janeiro

Percentual

Sudeste

17.713

46%

Nordeste

11.971

31%

Sul

3.235

8,3%

Centro-Oeste

2.714

7%

Norte

3.005

7,7%

 

Os dados do levantamento foram coletados a partir das tentativas de ataques deste tipo de malware barradas pelo aplicativo PSafe Total, assistente virtual de segurança e performance para smartphones com sistema operacional Android que possui mais de 75 milhões de downloads e 21 milhões de usuários ativos.

Como se proteger

É recomendável não fornecer dados pessoais ou bancários em mensagens trocadas, desconfiar de links desconhecidos e evitar o download de conteúdos duvidosos, que geralmente abordam temas polêmicos para chamar a atenção do usuário.

No entanto, para garantir a segurança digital, além de se prevenir, é importante ter um antivírus de confiança instalado. O PSafe Total, por exemplo, é um aplicativo gratuito que garante proteção em tempo real para que o usuário Android use suas mídias sociais, o internet banking, realize compras pela internet, converse e troque arquivos com máxima privacidade. Diariamente, o app remove mais de 130 mil ameaças de malwares e bloqueia 500 mil páginas maliciosas.