Pretensiosa

Eu costumava acreditar que a Apple sempre fosse pretensiosa do que qualquer outra empresa. Estava errado.

Poderia descrever produtos de maneiras que o faziam sentir que seus criadores realmente se acreditavam em artistas, em vez de artesãos mundanos. Ou as vidas ainda mais baixas conhecidas como nerds.

Quem jamais esquecerá o diretor de design da Cupertino, Jony Ive, descrevendo o iPhone 5C como “lindamente, sem piedade de plástico”?

No entanto, aqui vem a Microsoft com uma coleção absolutamente gloriosa de diálogo pretensioso para descrever a criação de uma cor chamada Aqua para seus acessórios Surface Pro.

Sim, é exatamente o tipo de aquamarine-ish, turquesa, que você esperaria. Mas não é tão importante quanto o projetor de superfície Quan Jasinski.

Como ele disse ao blog do Windows: “Como designers da Microsoft, adoramos usar nossas mãos e corações ao criar novos produtos e experiências”.

Agora, isso não soa como Bill Gates’s Microsoft, não é? Eles simplesmente usaram os punhos e as garras deles.

A Jasinski, no entanto, continuou: “Estamos constantemente inspirados por tudo em torno de nós, variando do comportamento do consumidor, culturas fundidas, natureza, arquitetura, arte, ciência, moda, esportes e a lista continua”.

Aguarde, ele criou aquamarine-ish color Aqua com esportes como sua inspiração? Não não. Era outra coisa.

“Aqua é uma cor suave e acessível. Ao criar o Aqua, inspiramos nosso ambiente natural, que ajudou a desenvolver seus atributos amigáveis”, disse ele.

Havia mais.

“Esta cor funciona lindamente com os nossos materiais, desde a riqueza de Alcântara até a profundidade e o brilho da anodização na nossa caneta. Complementa o resto da paleta existente ao mesmo tempo que adiciona um toque de leveza”, Jasinski crooned.

(Alcantara é “um material único e inovador usado em produtos de luxo high-end, provenientes apenas da Itália.” É o material semelhante a um pano no teclado Surface.)

Meus olhos começaram a regar com pura admiração que Redmond conseguiu alcançar essas alturas de profundidade e brilhar em sua arte da palavra.

Mais tecnicamente incorreto

Porém, mesmo na introdução das palavras de Jasinski, o blog do Windows ofereceu: “Além de novas experiências mágicas do Windows, do Office e de outros parceiros de aplicativos que ajudem as pessoas a criar novas formas com nosso hardware inovador, queremos celebrar a interseção de tecnologia e desenhar.”

Quando você já imaginou que você ouviria a palavra “mágico” mesmo no mesmo código postal que as palavras “Windows” e “Office”?

E esperar, não é “mágico” uma propriedade da Apple? Não se supõe que todos os produtos de Cupertino sejam mágicos e revolucionários? A Apple até inseriu a noção de magia em seu slogan para o iPhone 7: “Praticamente mágico”.

Se a Microsoft puder criar esse erro de mudança de mente para introduzir uma nova cor, imagine o que ela pode fazer quando cria um novo computador.

“Mesmo algo tão insignificante quanto tomar um caminho diferente para o trabalho pode mudar a maneira como você vê o mundo”, disse Jasinski ao blog do Windows.

Acho que algumas pessoas em Redmond estão tomando um caminho diferente para trabalhar ultimamente.