Azul
Foto: Luis Neves

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas Brasileiras acionou o código 7500 do transponder, que remete à “interferência ilícita” – que é quando alguém tenta ou invade a cabine de comando de uma aeronave.

O acionamento do código ocorreu pouco antes das 21h no aeroporto de Congonhas e as operações foram suspensas. Ainda não há informações sobre o que ocorreu e como ocorreu. Segundo relatos e informações, as operações no aeroporto retornaram pouco tempo depois e já se normalizaram.

Atualização – 23:08

Segundo informações da Globo News, o acionamento do código 7500 ocorreu e todos os procedimentos de segurança foram adotados. Entretanto, esse acionamento foi um falso positivo.

7500 na aviação

O código 7500 de uma aeronave é amplamente conhecido como código secreto para uma situação de sequestro a bordo. Quando uma tripulação ou um passageiro acredita que a aeronave foi sequestrada ou está sofrendo qualquer outra forma de interferência ilegal, eles podem transmitir o código 7500 para a torre de controle ou para a empresa aérea, indicando a gravidade da situação.

Esse código 7500 é usado como forma de comunicação silenciosa, sem alertar os sequestradores, para que as autoridades aéreas e de segurança tomem as medidas apropriadas para lidar com a situação de forma discreta e segura.