Santos Dumont
Imagem: Reprodução 'Aventuras na História'

Um jornal norte-americano causou revolta entre brasileiros ao publicar uma enquete sobre quem criou o primeiro avião. As opções listadas mostram os irmãos Wright, o médico britânico Edward Jenner, John E. Douglas, um escritor norte-americano e “Nenhuma das alternativas acima”.

Sem citar o criador do 14-bis, o jornal foi bombardeado por comentários de brasileiros e até mesmo norte-americanos que sentiram falta de Santos Dumont em uma das opções da enquete.

E não precisou de citá-lo na enquete para que ele fosse o mais reproduzido nos comentários da publicação. Milhares de pessoas comentaram e questionaram a omissão no site em citar Santos Dumont e houve até brincadeiras dizendo que os irmãos Wright não desenvolveram um avião que voe, mas um “Angry Birds” que precisou ser catapultado para chegar aos céus.

O jornal, por sua vez, não respondeu nenhum comentário que fizesse menção ao brasileiro Santos Dumont, e historicamente, o verdadeiro criador de um avião que voou pela primeira vez.

Mas ao citar a alternativa A, um usuário foi rapidamente respondido com “Excellent!”.

Santos Dumont x Wright Brothers

Se estivessem vivos, provavelmente Santos Dumont e os irmãos Wright não estariam nessa guerra criada entre norte-americanos e brasileiros sobre quem criou o primeiro avião.

A história é clara quanto ao mérito do 14-bis ser o primeiro avião desenvolvido no mundo a voar. Os irmãos Wright até trabalharam em uma ideia conclusiva, mas não o bastante para alcançar o 14-bis e fazer história primeiro.

No entanto, ambas as tecnologias desenvolvidas foram importantes para a aviação que conhecemos hoje. A contribuição de muitos deu a Santos Dumont e também aos irmãos Wright, o mérito de desenvolverem a ideia que colocou os seres humanos nos céus.

O 14-bis saiu do chão com física e a simetria que precisávamos para chegar até onde chegamos com a aviação comercial. E assim, Santos Dumont será sempre lembrado como o pai da aviação no mundo.