C6 Bank bloqueia conta de usuários e não resolve problema após reclamação | Detetive TC
09 de setembro de 2021 38
Ao longo dos últimos anos, uma das áreas que tiveram grande crescimento no setor de tecnologia é a das fintechs, as empresas que oferecem serviços financeiros por meio de aplicativos ou outras soluções digitais.
Entre essas grandes companhias do segmento, está o C6 Bank. Contudo, usuários vêm sofrendo com problemas de conta bloqueada há meses, sem uma solução durante todo esse tempo. O Detetive TudoCelular tem acompanhado um desses casos e relata todos os detalhes a você.
Entenda o caso
O cliente do C6 Bank ouvido pelo TudoCelular teve uma transferência de pouco mais de R$ 65 para a sua conta no banco em 8 de junho deste ano, a fim de realizar recargas no TIM Beta, pela parceria da operadora com a fintech.
Quando foi creditado o valor, a conta ficou congelada e impediu qualquer movimentação – seja pagamentos, recargas e transferências. Ao perceber da impossibilidade de operações financeiras, ele abriu um protocolo para reclamar com a empresa no dia seguinte.
No dia 21 do mesmo mês, ainda sem um retorno da empresa, registrou uma queixa no ReclameAqui, a qual ficou sem resposta conclusiva até o contato com esta coluna. Um mês depois, tentou utilizar o saldo com cartão de débito, mas recebeu a mensagem de “Transação não autorizada”.
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Protocolos no Banco Central
Ao todo, o usuário prejudicado já registrou três protocolos no Banco Central, com a solicitação para que resolvam o seu problema. O primeiro foi aberto em 6 de agosto, porém não teve uma resposta conclusiva.
Já o segundo aconteceu no dia 20 do mesmo mês. O retorno do C6 Bank dizia que o problema estava solucionado, só que as restrições continuaram. O terceiro, em 3 de setembro, ainda está em andamento no Bacen.
Histórico nada positivo
Apesar de este atual ser o maior problema já vivido pelo cliente no banco, não foi a primeira experiência negativa dele. O trauma inicial aconteceu com a C6 Tag, adesivo usado para economizar tempo em pedágios e estacionamentos parceiros.
Depois de solicitar uma unidade e a deixar guardada por um tempo sem uso, chegou ao usuário uma cobrança de pedágio em outro estado, a qual foi cobrada de sua conta. Na ocasião precisou discutir com o suporte por algumas semanas até ter o valor estornado, sem o devido retorno de juros e multa sobre o período prejudicado.
Não é o único caso
O caso relatado ao TudoCelular parece estar longe de ser algo pontual entre a base de usuários do banco. Ao fazer uma consulta no ReclameAqui, você pode observar vários relatos de situações do tipo.
Algumas recebem a resposta de solução do problema, porém ainda aparecem sem uma réplica para saber se realmente foi resolvido ou não. Alguns dos casos podem ser conferidos nas capturas a seguir:
Resposta oficial
O Detetive TC entrou em contato com o C6 Bank para cobrar esclarecimentos a respeito dos casos, assim como as devidas soluções. Em resposta a esta coluna, a fintech afirmou que já entrou em contato com todos os clientes relatados do ReclameAqui e alguns casos foram solucionados.
Além disso, o cliente acompanhado por este espaço teria sido contatado diretamente para encontrarem uma solução. Segundo o usuário, houve o retorno realmente, mas com a mesma resposta da segunda queixa, ao afirmar que o erro estava solucionado. No entanto, ainda não é possível movimentar a conta do usuário até o momento da publicação deste texto.
Você já passou ou conhece alguém que tenha sofrido com o mesmo problema? Relate para a gente no espaço abaixo.
C6 Bank
Desenvolvedor: C6 Bank
Grátis
Tamanho: Depende da Plataforma