Google Assistant
O Google postou ontem (25) um novo vídeo mostrando o próximo recurso do Modo ambiente para o Google Assistant em ação em um dispositivo Android. A empresa anunciou o Ambient Mode na IFA em setembro. O modo mostra itens na tela como informações de calendário, notificações, previsão do tempo, além de controles domésticos inteligentes na tela de bloqueio quando o telefone ou tablet está conectado a um carregador. Ele, de fato, transforma seu telefone em uma tela inteligente e, até agora, não se sabia como ele realmente funcionaria em tempo real.
Primeiros olhares do Modo Ambiente
O Modo Ambiente parece bastante útil – mesmo que pareça um pouco duplicado da funcionalidade que você já encontraria no Google Nest Hub. Mas, em teoria, parece que o Modo Ambiente poderia lhe dizer qual é a sua próxima reunião, qual é o seu trajeto e permitir que você apague as luzes quando estiver saindo da casa, tudo na tela de bloqueio, como você pode observar no vídeo a seguir:
Essa funcionalidade não estará disponível para todos os dispositivos Android. Como a própria Google anunciou em setembro, até agora só sabemos de quatro aparelhos que terão o Modo Ambiente do Google Assistant, dois tablets Lenovo, o Yoga Smart Tab e o Smart Tab M8, e dois telefones Nokia, o Nokia 6.2 e o Nokia 7.2. Além disso, não adianta pesquisar tutoriais como o desta matéria do site Olhar Digital que não vai haver a opção de ativação do Modo ambiente.
Este vídeo não diz se esses dispositivos têm o Modo Ambiente agora, embora existam alguns relatórios do recurso sendo lançados nos telefones Nokia, bem como em alguns dispositivos Xiaomi.
E o vídeo do Google diz apenas que o Modo Ambiente estará em “dispositivos selecionados” no Android 8.0 e superior; portanto, não temos certeza se ele poderá ser lançado em mais dispositivos ou em quais. Perguntamos ao Google se eles podem nos contar mais e atualizaremos este artigo se recebermos resposta.
O vídeo diz que o Modo Ambiente está “profundamente integrado” ao Android e não é uma experiência independente, portanto, parece possível que algum dia estará disponível mais dispositivos Android.