Homem é condenado por praticar homofobia na internet; multa é de R$ 10 mil

A homofobia agora é tipificada como crime de racismo, conforme decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em função da interpretação da Constituição Federal e também pela omissão do Congresso Nacional em discutir leis que possam inibir práticas de LGBTfobia.

- Publicidade -

Uma das primeiras condenações devido ao crime de homofobia surgiu exatamente referente ao assunto da criminalização. Segundo o site “Observartóriog”, Felipe Resende, estudante e ativista da causa LGBT, foi vítima de LGBTfobia na data em que a corte máxima do Brasil discutia e votava e criminalização. No caso em questão, um homem, Edson S., atacou o estudante que comemorava os votos favoráveis à criminalização.

Receba notícias e promoções

Entre agora mesmo

Os ataques foram praticados via comentário na publicação do estudante no Facebook. Felipe juntou provas, sendo elas capturas de telas, e abriu um processo contra o homem que cometeu crime de homofobia.

Na decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no 1º Juizado Especial Cível, a sentença diz que “Pelo exposto, JULGO PROCEDENTE O PEDIDO PARA CONDENAR o réu a pagar ao autor o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a título de reparação pelos danos morais suportados, com juros de 1% ao mês e correção monetária a contar da data da publicação desta sentença.”

Imagem: Reprodução – Um dos comentários ofensivos utilizados como prova.

A impunidade na internet

O caso em questão gera o debate sobre a impunidade na internet, uma vez que muitos acreditam estar sob proteção do anonimato. No entanto, em casos como a condenação do homem que praticou crime de homofobia contra o estudante Felipe, bastou comprovar a prática utilizando capturas de tela do ocorrido, mesmo quando o comentário ofensivo é apagado.

Essa condenação que, inclusive, pode ser consultado sob o processo 017445-48.2019.8.19.0038 no site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pode servir também como base para outras condenações.

- Publicidade -

Gostou desta notícia?

Acompanhe o TecStudio no Google Notícias. Favorite e ajude-nos a crescer!

Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.
Felipe Victor
Felipe Victorhttps://www.tecstudio.com.br
Desenvolvedor de Software, mas nas horas vagas, escrevo sobre ciência e tecnologia. Apaixonado por inovação e todas as suas atribuições ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.