- Role a página para pular o anúncio -
Início Brasil

Anac libera entrega por Drones no Brasil e visa Delivery

Em breve você poderá receber seus lanchinhos "vindos" do céu.

Walmart pretende enviar seus produtos via drones
- Role a página para pular o anúncio -

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) passou a autorizar entregas por Drones no Brasil. Mas calma, ainda não veremos Drones com caixas voando por aí, pelo menos não por enquanto.

Receba notícias no WhatsApp!

Entre agora

Isso por que a ANAC estabeleceu uma série de critérios para a atividade, que será em regime de testes. Por enquanto, somente uma companhia foi autorizada a fazer translado de encomendas utilizando Drones.

- Role a página para pular o anúncio -

Essa companhia é brasileira e atende por “Speedbird” e também apresenta equipamento próprio, o drone “DVL-1”, um drone que pesa 9kg e consegue voar em uma velocidade máxima de 32km/h e transportar pacotes de até 2kG.

Inicialmente, esse Drone foi projetado para realizar entregas no formato “Delivery”, isso significa que somente lanches e derivados serão passíveis de entrega com o DVL-1.

Regras de atuação para companhias de entrega com Drones

Além de seguir todas as regras de acordo com o peso do Drone, companhias que se interessarem em entrar no seguimento, precisam mostrar que sabem distinguir a grande diferença entre Drone e aeronaves de brinquedo.

Um dos primeiros passos é o CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental). Depois entra questões relacionadas à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Tudo isso é para garantir a segurança de quem pilota o Drone e de pessoas que acabam se tornando figurantes nesse processo, uma vez que um acidente com Drones acima de 2kg podem até ser fatais.

Parceria com o iFood

A Speedbird anunciou recentemente uma parceria com o popular aplicativo de Delivery, o iFood, para entregas aéreas em Campinas, SP.

No entanto, a companhia não deixou claro se a parceria firmada em 2019 entrará em atividade ainda em 2020.

Ajude-nos a crescer no Google.

Seguir
Sair da versão mobile