O programa “Celular Seguro”, recém-lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, obteve resultados significativos em sua primeira semana, resultando no bloqueio de 3.896 aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados.

A ferramenta, neste período, registrou 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos, 1.154 alertas por furtos, 801 por perdas e 283 por outros motivos. Foram aplicadas 1.113 medidas restritivas, sendo apenas no dia 20 deste mês. São Paulo lidera com 1.011 alertas, seguido por Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).

celular seguro  Celular Seguro: cerca de 4 mil aparelhos são bloqueados uma semana após lançamento image 300x169

Disponibilizado em 19 de dezembro, o programa celular seguro é uma iniciativa do Governo Federal para combater crimes envolvendo celulares e aplicativos. Através do site e do aplicativo, vítimas podem relatar o crime e bloquear imediatamente aparelhos, apps bancários e novos acessos.

Leia mais sobre smartphones:

O aplicativo, acessado por 700.697 pessoas via plataforma gov.br, teve 513.098 usuários registrando números de telefone para bloqueio. O ministério da Justiça e Segurança Pública destaca que é possível usar o aplicativo com apenas o CPF, dispensando o registro dos dados do dispositivo.

Cada usuário pode designar pessoas de confiança para bloquear em seu nome, e mais de 467,8 mil contatos já receberam cadastro para essa finalidade. O proprietário do aparelho também pode bloqueá-lo pelo site celularseguro.mj.gov.br em um computador seguro. Além disso, não há limite para cadastrar números, contanto que eles estejam vinculados ao CPF para que o bloqueio funcione corretamente.

“Celular Seguro” não desbloqueia aparelhos

O programa não oferece a opção de bloqueio temporário. Se o usuário recuperar o aparelho, será necessário que ele entre em contato com a operadora e os outros parceiros do projeto para reativar os acessos.