Alphabet and Google CEO Sundar Pichai calls for AI regulation

O Google fez um acordo bilionário com a Apple, Samsung e outras marcas para tornar seus aplicativos e serviços as opções padrão em smartphones. Segundo informações reveladas durante o julgamento do caso Google vs Epic Games, o vice-presidente de parcerias do Google, James Kolotouros, admitiu que a empresa desembolsou a quantia de US$ 26,3 bilhões para diversas empresas em 2021, a fim de ser o mecanismo de busca padrão em telefones celulares e navegadores da web.

A revelação surgiu durante o processo em andamento entre o Google e a Epic Games, e mostra que a estratégia da gigante da tecnologia envolve firmar acordos com fabricantes de smartphones, incluindo a Samsung e Apple, para pré-instalar a Google Play Store em seus dispositivos móveis. Surpreendentemente, metade das receitas da Play Store do Google provêm de usuários de telefones Samsung.

De acordo com a Bloomberg, esse pagamento faz parte dos planos do Google de compartilhar a receita da Play Store com seus parceiros de hardware, oferecendo seus aplicativos e serviços pré-instalados em smartphones. Além da Play Store, outros aplicativos do Google que vêm pré-instalados em dispositivos Samsung são o Google Assistente, a Pesquisa Google, o Google Maps, o Google Chrome, entre outros.

Essa parceria entre Google e Samsung beneficia ambos os gigantes da tecnologia, proporcionando acesso instantâneo aos serviços populares do Google, enquanto a Samsung recebe pagamentos substanciais por disponibilizar esses aplicativos em seus smartphones. Com essa estratégia, o Google se mantém presente nos dispositivos móveis, ampliando seu alcance e consolidando sua posição no mercado de tecnologia.

Google e Apple: Só amor

No caso da Apple, a gigante de buscas pode ter desembolsado cerca de US$ 19 bilhões para ser o mecanismo de busca padrão nos dispositivos da maçã, só neste ano.

Este artigo foi baseado em informações divulgadas durante o julgamento e na reportagem da Bloomberg.