Montadora BYD quer carros elétricos de R$ 100 mil no Brasil

Companhia chinesa tem planos ambiciosos para o Brasil e a América Latina.

A BYD, empresa chinesa de alta tecnologia, tem grandes ambições para o mercado brasileiro de carros elétricos. Segundo o presidente da BYD do Brasil, Tyler Li, a meta é oferecer veículos elétricos e híbridos com preços acessíveis e competitivos, que possam atrair os consumidores que buscam economia, sustentabilidade e inovação.

Em entrevista ao portal UOL, Li afirmou que a BYD pretende lançar carros elétricos de até 100 mil reais no Brasil, com autonomia de até 400 km e tecnologia de ponta. Ele disse que a empresa está estudando o mercado brasileiro e as preferências dos clientes, e que espera ter um portfólio diversificado de modelos, incluindo sedãs, SUVs, compactos e até picapes.

Leia também: Mulher é atingida por meteorito de 110g enquanto tomava café em casa

Para viabilizar esse projeto, a BYD anunciou recentemente a instalação de três fábricas na Bahia, com um investimento de 3 bilhões de reais e geração de 1.200 empregos diretos . As unidades vão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato, matérias-primas essenciais para as baterias dos veículos elétricos.

A BYD já está presente no Brasil desde 2015, com fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM), onde produz ônibus elétricos, painéis solares e equipamentos de movimentação. A empresa também já comercializa cinco modelos de carros elétricos e híbridos no país, com preços que variam de 149.800 reais a 539.990 reais. O mais recente lançamento é o Dolphin EV, um compacto elétrico que promete ser o mais eficiente do mercado brasileiro.

A BYD é uma das líderes mundiais em energia limpa e mobilidade elétrica, com presença em mais de 200 cidades em 50 países. A empresa foi fundada em 1995 como uma fabricante de baterias recarregáveis, e depois expandiu seus negócios para as áreas de veículos elétricos, energia solar, armazenamento de energia e semicondutores. A BYD tem como sócio o megainvestidor Warren Buffett, que detém cerca de 8% das ações da companhia.

Com a chegada das novas fábricas na Bahia, a BYD espera consolidar sua posição no mercado brasileiro e contribuir para a transição verde do setor de transporte no país. Segundo Tyler Li, a BYD tem como missão “mudar o mundo com tecnologia” e “criar um futuro melhor para as próximas gerações”.