Scanner 3D

Um novo projeto feito com Arduino, a CowTech Ciclop pode mudar a forma como utilizamos a impressora 3D, isso por que o projeto consiste em copiar objetos em três dimensões, sem que haja necessidade de redesenhar o objeto no computador para a impressão utilizando uma impressora 3D.

scanner 3d scanner 3d feito de arduino pode facilitar cópia de objetos Scanner 3D feito de Arduino pode facilitar cópia de objetos IMG 5092 preview featured
Imagem: Reprodução Thingiverse – Scanner 3D utilizando um laser e uma webcam de alta resolução

Os scanners 3D funcionam emitindo um feixe de lasers na direção do objeto do qual o usuário deseja extrair as formas. Uma câmera capta os pontos em que os raios encontram o objeto e mapeia a localização espacial. Assim, um software usa as coordenadas para unir cada um dos pontos, criando um arquivo digital tridimensional que pode ser usado para edição em softwares específicos, como a suíte CAD, ou usado para impressão 3D.

Scanner 3D scanner 3d feito de arduino pode facilitar cópia de objetos Scanner 3D feito de Arduino pode facilitar cópia de objetos sardauscan is a diy 3d scanner that you can 3d print and build for under 4
Imagem: Reprodução – Scanner 3D

Você mesmo pode montar um projeto semelhante, sendo necessário a impressões de alguns objetos para a construção dele, e a utilização de uma webcam HD, de preferência com lentes ZEISS para que a qualidade da imagem seja bastante satisfatória e não cause perdas no escaneamento do objeto. O laser pode ser retirado de uma impressora a laser, desde que o equipamento não esteja em funcionamento. Também pode ser utilizado o laser comum, encontrado em papelarias e lojas de brinquedos. Clique aqui para baixar os arquivos necessários para impressão.

Scanner 3D pode ser comprado por uma preço amigável

Se você quer a CowTech Ciclop pronto, e ainda pagar ‘pouco’ por isso, já que um scanner 3D profissional é extremamente caro, você pode acessar a página oficial do projeto que foi sucesso no KickStarter. Os desenvolvedores garantiram que o projeto será enviado ao Brasil, e tem o custo de US$99, aproximadamente R$366, na atual cotação do dólar.