iOS 10

A Apple anunciou na tarde desta segunda-feira, 13 de Junho, o iOS 10, nova versão do sistema da Apple para iPhones e iPads. O evento aconteceu na WWDC 2016 – evento anual da Apple para o lançamento de novidades da companhia, assim como a Build 2016 da Microsoft e o Google I/O do Google.

O primeiro recurso visível, é que agora o iOS 10 será capaz de visualizar suas notificações, simplesmente movendo o seu telefone. É um pouco semelhante ao que é visto em aparelhos da Motorola/Lenovo, exceto o fato de que você realmente terá que mover o seu aparelho. Este recurso já existia em muitos aparelhos Android, mas qualquer novidade é sempre bem-vinda.

Ainda sobre as notificações, agora você poderá utilizar 3D Touch para fazer coisas como interagir com as notificações, até mesmo com a tela do bloqueada. Você pode continuar uma conversa em diversos aplicativos sociais, sem nunca desbloquear seu telefone, verificar atualizações de esportes, clima e até mesmo ver onde você está com o Uber, através de um mapa na própria central de ações.

A ideia é que o 3D Touch se torne cada vez mais imediato em suas ações, em vez de esperar durante o processo de carregamento habitual de um aplicativo ou ao alternar entre aplicativos.

Outra característica já conhecida na tela de bloqueio do Android e que está disponível no iOS 10, é que, agora você poderá acessar a câmera através de um ícone na tela de bloqueio, basta pressionar e deslizar para a direita. No outro lado, basta um deslize para a esquerda e você poderá visualizar seus widgets.

A barra de controles também obteve uma pequena atualização com uma interface mais limpa, e um painel dedicado para áudio.

Outro recurso novo no iOS 10, mas que já existia na Cortana do Windows Phone/Windows 10 Mobile, é que a Siri agora poderá interagir dentro de aplicativos, ou seja, ela poderá realizar ações dentro de aplicativos como por exemplo: “Enviar um WeChat para Nancy.”.

O iMessage está ficando melhor no iOS 10, e é surpreendentemente similar Google Allo (novo serviço de mensagens instantâneas do Google). Você pode ver prévias de links para imagens e vídeo, os emojis agora são enormes. Você também poderá animar suas mensagens para refletir seus sentimentos, por exemplo, um grito para quando você precisar demonstrar este tipo de reação, ou um sussurro para mensagens “mais baixas”.

Existe também um recurso de ‘tinta invisível’ para esconder suas mensagens até que você escolha torná-las visíveis novamente. Você poderá também “bater” em palavras para transformá-los em emojis. Existe também o recurso para manuscrito (outro disponível no Allo) torna possível “escrever” ao invés de digitar.

Recursos do iOS 10

  • O Apple Music agora tem uma interface mais limpa e inclui letras de músicas.
  • A aplicativo de Notícias da Apple também foi redesenhado, puxando conteúdo de aplicativos de terceiros (algo semelhante ao Google Play Banca). Você também poderá ler artigos na central de ações através do 3D Touch.
  • Há novas funções do botão “Home” para controle de aplicativos.
  • Mensagens de voz agora são automaticamente escritas.
  • Você poderá dividir a tela no Safari do iPad para utilizar duas páginas ao mesmo tempo.
  • Você pode colaborar em notas
  • O recurso Live Photos agora torna possível a edição de fotos. O recurso também recebeu melhorias de estabilidade.

Ainda existem várias outras novidades. O iOS 10 estará disponível para todos ainda neste ano. A Apple não anunciou uma data específica.