BERT

Uma nova mudança pode revolucionar a forma como buscamos hoje no Google. O Bidirectional Encoder Representations From Transformers (BERT) é um novo algoritmo que vai considerar novos fatores para resultados nas buscas. O mecanismo vem sendo desenvolvido e implementado nos EUA e tem uma ampla capacidade de entender os usuários.

Nesse quesito de entender o que o usuário digita, o Google leva em consideração apenas as palavras-chave. Por exemplo; se você pesquisar por “Piscina para casa”, o buscador utilizará como referência, páginas, vídeos e demais conteúdos de mídia que utilizarem das palavravas “piscina” e “casa”.

Desta forma, o buscador exibirá conteúdos que os algoritmos consideram como relevantes e importantes.

A inteligência do BERT para entender o que o usuário digita

Por outro lado, com a implementação do BERT, o buscador passará a entender melhor o que o usuário digita e começará a analisar todo o conjunto de palavras digitado. Desta forma, o mecanismo compreenderá melhor o que foi solicitado. Como exemplo, o Google referenciou uma pesquisa sobre remédios.

Nesta pesquisa, caso o usuário digite “você pode comprar remédio para alguém em uma farmácia”. Nos EUA, os resultados já teriam fornecido um link para um artigo da MedlinePlus 2017 sobre obter uma prescrição preenchida, mas isso não retoma a necessidade do usuário em descobrir sobre como obter uma receita para outra pessoa.

BERT  BERT: Google revoluciona a forma como o buscador entende você google
Imagem: Reprodução Google

Usando o BERT, o mecanismo de pesquisa do Google agora mostra um artigo de 2002 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano, sobre como fazer com que um amigo ou membro da família pegue o medicamento em seu nome.

Em conclusão, essa mudança pode parecer simples, mas é um grande passo para que as pesquisas se tornem cada vez mais inteligentes e consigam entregar o resultado que o usuário esteja de fato buscando.

Segundo o Google, BERT pode ajudar sites pequenos e trazer mais tráfego ao buscador

Para o Google, a mudança pode trazer mais tráfego de pesquisas ao buscador. Por outro lado, ajudar também sites que estão em desenvolvimento, uma vez que o tráfego poderá aumentar consideravelmente.

No entanto, para a companhia, as mudanças devem atingir apenas 10% do que é buscado no sistema de buscas do Google. Entretanto, se consideramos que centenas de bilhões de pesquisas são feitas, o impacto será grande e muito provavelmente você poderá não sentir as mudanças, mas será contemplado com resultados mais inteligentes.