A estação espacial Chinesa Tiangong-1, lançada em 2013 e “perdida” em 2016, está prestes a cair no planeta terra neste fim de semana. A estação perdeu contato com a equipe chinesa em 2016, por isso anda perdida no espaço e tem previsão para cair até o dia 02 de Abril, inclusive tendo o Brasil como rota de impacto.

Como a estação já está orbitando a Terra rumo à queda, astrônomos já estão conseguindo ver a estação com a utilização de equipamentos e telescópios robóticos. Um deles, Gianluca Masi, astrônomo do projeto “Virtual Telescope”, conseguiu capturar uma foto da estação, utilizando configurações de exposição em 2 segundos. O resultado não é como gostaríamos, mas é um grande feito, uma vez que pouco se sabe sobre este grandioso objeto perdido no espaço.

Estação Espacial Chinesa estação espacial chinesa Estação espacial Chinesa foi vista no céu por astrônomo tiangong 1 28190507870387
Com exposição em 2 segundos, Estação Espacial Chinesa é capturada por astrônomo. Tiangong-1 em órbita decadente a 28.000 km/h é uma reprodução do TecMundo.

A Estação Espacial Chinesa Tiangong-1

A Tiangong 1 é uma estação espacial desenvolvida pela agência espacial chinesa CNSA que foi lançada para o espaço para ser colocada em órbita em 29 de setembro de 2011.Faz parte do Projeto 921-2, cujo objetivo é a construção de uma estação espacial com vários módulos. Seu design claramente lembra módulos espaciais russos.

Em março de 2016, a estação foi desativada, sendo substituida pela Tiangong 2 em setembro do mesmo ano. Segundo a Agência Espacial Européia (ESA) a estação deverá reentrar na atmosfera terrestre entre 18 de março e 12 de abril de 2018, e como orbita sem nenhum controle, não é possível saber exatamente quando e onde irá cair. Mas Wu Ping, vice-presidente do escritório de engenharia espacial chinês, disse que não há motivo para alertas, pois o módulo espacial irá queimar completamente na atmosfera durante a sua queda.