Hubble

Desde o dia 13 de junho, a NASA tenta incansavelmente recuperar o telescópio mais famoso do mundo, o Hubble. Desde as primeiras tentativas, a Agência Espacial Norte-Americana notifica em seu site sobre os passos para reativação de um computador de carga do telescópio, que entrou em pane, o que impede que a agência estabeleça comunicações com o telescópio, de modo que ele funciono como projetado.

A NASA continua trabalhando para resolver um problema com o computador de carga útil do Telescópio Espacial Hubble que parou em 13 de junho

– informou a agência em nota em seu site oficial nesta quarta-feira (23).

Embora noticiado que o Hubble pode ter caminhado para seu fim, a NASA tranquiliza, no entanto, afirmando que identificou o possível problema e que ele se trata de memória, “depois de realizar testes em vários módulos de memória do computador, os resultados indicam que uma parte diferente do hardware do computador pode ter causado o problema“.

Esse definitivamente não é o fim do Hubble

A NASA foi além em divulgar notas sobre o procedimento de reparo do telescópio. A Agência informou que, em caso de não sucesso na operação de retomada do computador de carga, a solução virá através da troca do computador de carga atual para um computador de carga de backup, embarcado no telescópio.

Segundo a agência, se o hardware CPM e STINT do computador de carga de backup estiver ligado, vários dias serão necessários para avaliar o desempenho do computador e restaurar as operações científicas normais. O computador de backup não foi ligado desde sua instalação em 2009; no entanto, foi exaustivamente testado no solo antes da instalação na espaçonave.